Comer e Conhecer

                                      ”A sabedoria para o espírito é como a comida para o corpo.”

Vocês também começam a sentir fome quando o seu anime, live action ou dorama começam a mostrar as coisas mais deliciosas durante os episódios?  Eu sim! A alimentação oriental é uma delicia, para os amantes de comida japonesa, coreana ou chinesa é bom conhecer um pouco mais do que apenas é apresentado nos rodízios orientais aqui no Brasil. Vocês sabiam que assim como na Itália a massa, ou seja o macarrão de todos os tipos é o prato de entrada e saída, no Japão o arroz faz essa vez.

O arroz aparece nos pratos de todas formas apesar de sua principal forma seja cozinho na cumbuca e servido com acompanhamentos como frango, ovos, legumes, peixes e temperos da cultura oriental como raízes forte tipo o wasabi, gengibre entre outros.
O wasabi por exemplo que consumimos aqui no Brasil é provavelmente uma versão fake, o verdadeiro é originalmente produzido apenas no Japão por seu difícil cultivo. Podem ser consumidos em forma de conserva, refogados, aperitivos e adicionados a outras receitas crus e em saladas, apesar de ser mais consumido com sushi e sashimi, o wasabi pode ser servido diversos pratos o wasabi pode ser encontrado em diversas preparações, inclusive em doces e sorvetes. 


Eu sempre amei tudo que diz respeito ao universo oriental, por isso o chá entra nesse meio, tomo chá em casa faça frio ou calor e por muito tempo pensei que o chá verde por exemplo entre outros fosse algo trazido do japão, mas não! Diferente do que hoje se pode imaginar, o chá demorou a ser popularizado no Japão. Por volta do ano de 890, monges budistas tinham ido à China estudar por vários anos (neste período o contato oficial entre China e Japão era freqüente e monges budistas atuavam como emissários da corte).

No retorno, trouxeram chá e o presentearam ao imperador Shōmu. Sendo um produto chinês, o chá parou de ser bebido na corte. Assim, durante muito tempo, o chá foi considerado um medicamento e reservado a poucos privilegiados. Nosso querido e belo Japão é considerado o país onde tem a melhor alimentação do mundo devida a baixa taxa de obesidade e expectativa de vida acima do padrão global.  Com uma expectativa de vida onde os homens têm uma vida média de 78 anos e mulheres é de 85 anos. 

 

 

 



Vou fazer uma lista breve dos alimentos que eles mais consomem já a muitas décadas, fazem parte de toda sua cultura e história. 

Shiro Gohan (Arroz branco)
Algas comestíveis
Bardana
Feijão Azuki
konnyaku
Misoshiru
Nori
Natto
Tempurá
Onigiri ou Omusubi
Saquê
Sashimi
Cogumelos Shiitake
Soba
Chá verde
Sushi ou makizushi
Okayu
Moyashi
Yakizakana
Yakitori
Udon
Tofu

Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que os orientais fazem uso no seu dia-a-dia, seria impossível abordar todos. Aqui no Brasil temos uma pequena noção dos alimentos que consumidos aqui, que acabam sendo diferentes em cada região, assim como aqui lá e em todo o mundo existe esse processo de cultura de cada local. Vamos tentar apreciar e saborear tudo que podemos no caminho que percorremos durante as nossas existências.